Ártemis:
Potnia Theron
Potnia Theron (Ἡ Πότνια Θηρῶν, Senhora dos Animais) é um antigo título da deusa minóica, assumido por Ártemis, entre outras deusas da hierarquia do Olimpo, e que foi introduzido no continente grego.
Segundo o acadêmico alemão Walter Burkert: Em particular, parece que uma antiga Deusa mãe, especialmente qua Senhora dos Animais foi individualizada na Grécia sob várias formas, como Hera, Ártemis, Afrodite, Deméter, e Atena, diz Burket; e acrescenta: A ideia de uma Senhora dos Animais é amplamente disseminada na Grécia e é muito possível que tenha origens na Deusa mãe do Paleolítico; na religião oficial grega isso sobrevive no mínimo para além do folclórico (Burkert 1985, p. 154, 172).
Potnia, cujo significado é senhora, dama, ou mulher é o feminino de potis, uma forma masculina de senhor ou marido. Potnia era uma palavra micênica herdada do grego clássico, com o mesmo significado significado e que encontra um paralelo exato no sânscrito patni.
Um famoso selo minoico descoberto por Sir Anthony Evans mostra uma deusa sem nome agitando uma e de pé sobre a representação de uma montanha, ladeada por leões numa posição igual àquela do Portal dos Leões em Micenas.
Brauronia
Artigo de Leonhard Schmitz, Ph.D., FRSE, Reitor da High School de Edimburgo
na página 214 de
William Smith, DCL, LL.D .:
A Dictionary of Greek and Roman Antiquities, John Murray, London, 1875.
BRAURO'NIA ( βραυρώνια ), uma festa celebrada em honra de Artemis Brauronia, na cidade Sótão de Brauron (Herodes. VI 0,138) , onde, de acordo com Pausanias ( I . 23 § 9 , 33 § 1 , III .16 § 6 , VIII .46 § 2 ), Orestes e Ifigeneia, em seu retorno de Tauris, foram considerados pelos atenienses como tendo pousado e deixado a estátua da deusa tauriana (ver Müller, Dor. I .9 § 5 e 6) . Era realizada a cada cinco anos, sob a superintendência de dez ἱεροποιοί (Pollux, VIII .9.31) ; º e a solenidade principal consistia na circunstância de as meninas áticas entre as idades de cinco e dez anos, vestidas com roupas cor de açafrão, irem em procissão solene para o santuário (Suidas, sv Ἄρκτος ; Schol. em Aristoph. Lysistr. 646) , onde foram consagrados à deusa. Durante este ato, o ἱεροποιοί sacrificou uma cabra e as meninas realizaram um rito propiciatório no qual imitaram os ursos. Este rito pode ter surgido simplesmente da circunstância de que o urso era sagrado para Ártemis, especialmente na Arcádia (Müller, Dor. II .9 § 3); mas uma tradição preservada em Suidas ( sv Ἄρκτος) relata sua origem da seguinte maneira: - Na cidade ática de Phanidae, um urso era mantido, que era tão domesticado que era permitido circular livremente, recebia seu alimento de e entre os homens. Um dia uma menina se aventurou a brincar com ele e, ao tratar o animal com bastante severidade, ele se virou e a despedaçou. Seus irmãos, furiosos com isso, saíram e mataram o urso. Os atenienses agora foram visitados por uma praga; e, quando consultaram o oráculo, a resposta foi dada que eles iriam se livrar do mal que tinha acontecido se eles obrigassem alguns de seus cidadãos a fazerem suas filhas propiciarem Ártemis por um rito chamado ἀρκτεύειν, pelo crime cometido contra o animal sagrado para a deusa. A ordem foi mais do que obedecida; pois os atenienses decretaram que a partir de então todas as mulheres, antes que pudessem se casar, deveriam ter participado uma vez desse festival e ser consagradas à deusa. Daí as próprias meninas foram chamados ἄρκτοι , a consagração ἀρκτεία , o ato de consagrar ἀρκτεύειν , e para comemorar o festival ἀρκτεύεσθαι (Hesych e Harpocrat.. Sv ;. Schol on . Aristoph lc ), mas como as meninas quando se celebra este festival foram quase dez anos de idade, o verbo δεκατεύειν às vezes era usado em vez de ἀρκτεύειν (comp. C. F. Hermann, Handb. der gottesdienstl. Alterth. § 62 nota 9 ).
Havia também um festival quinquenal chamado Brauronia, que era celebrado por homens e mulheres dissolutas, em Brauron, em homenagem a Dionísio (Aristoph. Pax , 870, com a nota do Scholiast; e Suidas sv Βραυρών ). Se a celebração ocorreu ao mesmo tempo que a de Artemis Brauronia (como foi suposto por Müller, Dor. II.9 § 5, em uma nota, que, no entanto, foi omitida na tradução inglesa), deve permanecer incerto, embora os caracteres muito diferentes dos dois festivais nos inclinam antes a acreditar que eles não foram celebrados ao mesmo tempo. De acordo com Hesychius, cuja declaração, no entanto, não é apoiada por nenhuma autoridade antiga, a Ilíada foi recitada no festival Brauronian de Dionísio por rapsodistas (comp. Hemsterh. Ad Pollucem , IX .74 ; Welcker, Der Epische Cyclus , p391).
Fontes:
http://dicionario.sensagent.com/potnia%20theron/pt-pt/
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/secondary/SMIGRA*/Brauronia.html
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