Ártemis:

Potnia Theron

Potnia Theron – Wikipédia, a enciclopédia livre
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Potnia Theron (Ἡ Πότνια ΘηρῶνSenhora dos Animais) é um antigo título da deusa minóica, assumido por Ártemis, entre outras deusas da hierarquia do Olimpo, e que foi introduzido no continente grego.

Segundo o acadêmico alemão Walter BurkertEm particular, parece que uma antiga Deusa mãe, especialmente qua Senhora dos Animais foi individualizada na Grécia sob várias formas, como Hera, Ártemis, AfroditeDeméter, e Atena, diz Burket; e acrescenta: A ideia de uma Senhora dos Animais é amplamente disseminada na Grécia e é muito possível que tenha origens na Deusa mãe do Paleolítico; na religião oficial grega isso sobrevive no mínimo para além do folclórico (Burkert 1985, p. 154, 172).

Potnia, cujo significado é senhora, dama, ou mulher é o feminino de potis, uma forma masculina de senhor ou marido. Potnia era uma palavra micênica herdada do grego clássico, com o mesmo significado significado e que encontra um paralelo exato no sânscrito patni.

Um famoso selo minoico descoberto por Sir Anthony Evans mostra uma deusa sem nome agitando uma e de pé sobre a representação de uma montanha, ladeada por leões numa posição igual àquela do Portal dos Leões em Micenas.

 

Santuário de Ártemis Brauronia (Brauroneion) - Atenas The Cult of Artemis at Brauron – Women in Antiquity Artemis Brauronia. The head of the cult statue of the Goddess, the ... Ritual use - brauron Artemis Brauronia - II - a photo on Flickriver

Brauronia

Artigo de Leonhard Schmitz, Ph.D., FRSE, Reitor da High School de Edimburgo
na página 214 de

William Smith, DCL, LL.D .:
A Dictionary of Greek and Roman Antiquities, John Murray, London, 1875.

BRAURO'NIA βραυρώνια ), uma festa celebrada em honra de Artemis Brauronia, na cidade Sótão de Brauron (Herodes. VI 0,138) , onde, de acordo com Pausanias ( I . 23 § 9 , 33 § 1 , III .16 § 6 , VIII .46 § 2 ), Orestes e Ifigeneia, em seu retorno de Tauris, foram considerados pelos atenienses como tendo pousado e deixado a estátua da deusa tauriana (ver Müller, Dor. I .9 § 5 e 6) . Era realizada a cada cinco anos, sob a superintendência de dez ἱεροποιοί (Pollux, VIII .9.31) ; º   e a solenidade principal consistia na circunstância de as meninas áticas entre as idades de cinco e dez anos, vestidas com roupas cor de açafrão, irem em procissão solene para o santuário (Suidas, sv  Ἄρκτος ; Schol. em Aristoph. Lysistr.  646) , onde foram consagrados à deusa. Durante este ato, o ἱεροποιοί sacrificou uma cabra e as meninas realizaram um rito propiciatório no qual imitaram os ursos. Este rito pode ter surgido simplesmente da circunstância de que o urso era sagrado para Ártemis, especialmente na Arcádia (Müller, Dor.  II .9 § 3); mas uma tradição preservada em Suidas ( sv  Ἄρκτος) relata sua origem da seguinte maneira: - Na cidade ática de Phanidae, um urso era mantido, que era tão domesticado que era permitido circular livremente, recebia seu alimento de e entre os homens. Um dia uma menina se aventurou a brincar com ele e, ao tratar o animal com bastante severidade, ele se virou e a despedaçou. Seus irmãos, furiosos com isso, saíram e mataram o urso. Os atenienses agora foram visitados por uma praga; e, quando consultaram o oráculo, a resposta foi dada que eles iriam se livrar do mal que tinha acontecido se eles obrigassem alguns de seus cidadãos a fazerem suas filhas propiciarem Ártemis por um rito chamado ἀρκτεύειν, pelo crime cometido contra o animal sagrado para a deusa. A ordem foi mais do que obedecida; pois os atenienses decretaram que a partir de então todas as mulheres, antes que pudessem se casar, deveriam ter participado uma vez desse festival e ser consagradas à deusa. Daí as próprias meninas foram chamados ἄρκτοι , a consagração ἀρκτεία , o ato de consagrar ἀρκτεύειν , e para comemorar o festival ἀρκτεύεσθαι (Hesych e Harpocrat..  Sv ;. Schol on . Aristoph  lc ), mas como as meninas quando se celebra este festival foram quase dez anos de idade, o verbo δεκατεύειν às vezes era usado em vez de ἀρκτεύειν (comp. C. F. Hermann, Handb. der gottesdienstl. Alterth. § 62 nota 9 ).

Havia também um festival quinquenal chamado Brauronia, que era celebrado por homens e mulheres dissolutas, em Brauron, em homenagem a Dionísio (Aristoph. Pax , 870, com a nota do Scholiast; e Suidas sv  Βραυρών ). Se a celebração ocorreu ao mesmo tempo que a de Artemis Brauronia (como foi suposto por Müller, Dor.  II.9 § 5, em uma nota, que, no entanto, foi omitida na tradução inglesa), deve permanecer incerto, embora os caracteres muito diferentes dos dois festivais nos inclinam antes a acreditar que eles não foram celebrados ao mesmo tempo. De acordo com Hesychius, cuja declaração, no entanto, não é apoiada por nenhuma autoridade antiga, a Ilíada foi recitada no festival Brauronian de Dionísio por rapsodistas (comp. Hemsterh. Ad Pollucem , IX .74 ; Welcker, Der Epische Cyclus , p391).

Fontes:

http://dicionario.sensagent.com/potnia%20theron/pt-pt/

http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/secondary/SMIGRA*/Brauronia.html

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