Frey:
FREY
Filho de Njord e Nerthus e irmão de Freya, criado por Skadhi, considerado um Deus Vanir da chuva, do Sol nascente, da fertilidade e sexualidade. Senhor da vegetação, sua casa em Asgard era Alfheim (tendo recebido esse reino de presente dos Aesir quando seu primeiro dente nasceu), o Reino dos Elfos da Luz, considerados os responsáveis pelo crescimento de toda vegetação. Seu nome significa "Senhor".
Frey possuia a Espada da Vitória, um objeto mágico que se movia e lutava sozinho no ar, capaz de desferir golpes mortais, mesmo quando fosse perdida durante a batalha. Porém, o Deus presenteou ao seu escudeiro, Skimir, ao conquistar Gerda, uma virgem gigante que se tornou sua consorte. Seu também era o javali de ouro chamado Gullinbursti, um presente dado a ele pelos anões Brokk e Sindri, cujo resplendor ilumina a noite e conduz um carro como se fosse puxado por cavalos. Era dono de um cavalo que ultrapassava todos os obstáculos e detentor do navio Skidbladnir, tão grande que era capaz de comportar todos os Deuses, mas que podia ser dobrado e guardado no bolso.
Frey é um Deus Vanir, mas vive entre os Aesir para assegurar um tratado de paz feito entre as duas raças de Deuses no início dos tempos. Era um Deus geralmente cultuado entre os camponeses e fazendeiros que viviam em profunda unidade com a terra e prestavam honra a Frey, para assegurar a fertilidade do solo.
Também era conhecido como Ing ou Ingwaz, cuja runa de mesmo nome está sob seu domínio. É geralmente representado como um Deus belo, forte e viril, com phallos ereto e que governava a riqueza, prosperidade, o despojamento e o clima.
Correspondência:
Invoque Frey para: prosperidade, riqueza, fertilidade, abundância, fartura, poder, colheita, plantio, clima, sexualidade masculina, fertilidade masculina, gestação, crescimento interior, produção e trabalho.
Dia: sexta-feira.
Cores: vermelha, verde e marrom.
Aroma: maçã.
Ponto cardeal: Sul.
Invocação:
Frey, filho de Njord, venha a nós
Frey, marido de Gerd, venha a nós
Frey, irmão de Freya, venha a nós
Frey, pai de reis, venha a nós
Frey, cuja espada luta por si só, venha a nós
Frey, que deu sua espada a Gerd, venha a nós
Frey, protetor dos casais, venha a nós
Frey, mais belo dos Deuses, venha a nós
Frey, cujo presente por seu dente foi Alfheim, venha a nós
Frey, mestre de Gullinbursti, venha a nós
Frey, proprietário de Skidbladnir, venha a nós
Frey, assassino de Beli, venha a nós
Frey, mestre da Paz de Frodi, venha a nós
Frey, que dá ao homem a boa fortuna, venha a nós
Frey, que traz as estações frutíferas, venha a nós
Frey, nós o invocamos! Esteja conosco e nos abençoe!
Fonte:
PRIETO, Claudney. A arte da invocação: Invocações e orações sagradas para praticantes de Wicca. São Paulo/SP. Editora Alfabeto, 2018.
Comentários
Postar um comentário