10 de maio

Deusa Cynosura

Constelação Ursa Menor

Celebração de Cynosura, a Deusa cretense das estrelas e dos planetas. Algumas lendas descrevem-na como a babá de Zeus enquanto ele esteve escondido – como criança – na gruta do Monte Ida, em Creta. Como gratidão, Zeus transformou-a na constelação da Ursa Menor. Outros mitos mais antigos mencionam Cynosura como uma Deusa da Terra e do Céu, mãe e guardiã da ilha, sendo que sua constelação - a Ursa Menor - servia de ponto de orientação aos navegantes.


Dia de Tien Hou, em Hong Kong, a Rainha do Céu, Deusa do Oceano e da Estrela do Norte, protetora dos marinheiros e dos pescadores. Apesar de ser uma Deusa d'água, ela flutuava com as nuvens, consultando os ventos para descobrir e salvar os marinheiros em perigo. Tien Hou é idêntica a Quan (ou Chuan) Hou, a Deusa da alvorada, regente dos rios, da pesca, dos animais aquáticos e das viagens.



Celebração de Ausrine ou Auseklis, a senhora da estrela da manhã, a Deusa lituana da alvorada que acende todos os dias o fogo solar que ilumina a Terra. Ela tem duas irmãs: Zleja, a Deusa da luz solar do meio-dia e Breksta, a Deusa do crepúsculo e da escuridão. Ausrine é similar à Deusa grega Eos, às Auroras eslavas e à Aarvak nórdica, sendo todas Deusas da alvorada.



Comemoração de Anaitis, a Deusa persa da Lua, da água, do amor e da guerra, equiparada à Anahita e Ant.



Casamento sagrado do Deus Shiva e da Deusa Meenakshi, comemorado com oferendas e flores brancas, incenso e cânticos.



Em Laos, Saoquing Niang era a Deusa que vivia entre as estrelas e com sua vassoura trazia ou afastava as nuvens da chuva em função das necessidades da terra. Do ponto de vista espiritual, a sua energia nos preenche com esperanças quando nossa vida é árida. O festival Bul Bang Fai em Laos era uma cerimônia da chuva para garantir uma boa colheita. As pessoas escreviam em papéis seus nomes e seus pedidos com tinta azul e os penduravam nas árvores pedindo a chuva e sacudindo uma vassoura. Quando a chuva era muito pesada ou existia na vida pessoal uma "tempestade emocional", invocava-se a Deusa e com uma vassoura nova era varrido o espaço ao redor da casa, de fora para o centro, cantarolando para chamar a ajuda da Deusa e guardando depois a vassoura em local especial.


Fontes:


Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 10 de maio. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4174087826019144/ Acesso em: 10/05/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.151-152. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.


Grimório Aberto. Celebração do dia 10 de maio. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsDxxQSAs0A/ Acesso em: 10/05/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?