2 de maio
Comemoração da Deusa pré-helênica Helena Dendritus, a senhora das árvores. Segundo o mito, ela tinha 2 irmãos, Castor e Pólux, nascidos de um ovo posto por sua mãe Leda, uma das manifestações lendárias da Deusa Pássaro. Helena era tão bonita e seus seios tão perfeitos, que serviram de molde para os oleiros gregos aprenderem a modelar taças. Como Deusa a vegetação, Helena era reverenciada em vários bosques, onde seus devotos colocavam nas árvores, oferendas e estatuetas de argila. Seu nome era dado às rainhas, sendo a mais famosa delas Helena de Esparta, cuja beleza contribuiu para desencadear a famosa guerra de Tróia.
Festival das macieiras dedicado à Deusa nativa norte americana Estsanatlehi, que inspirava o florescimento da terra e também dos espíritos. Com o seu poder de rejuvenescimento ela despertava a terra na primavera e trazia a chuva de verão aos campos, para as plantas crescerem. Esse festival das macieiras foi transformado atualmente, nos Estados Unidos, em uma feira de flores, quando as pessoas se alegram com a beleza delas e brindam com suco de maçãs. A mudança das estações é um motivo perpétuo para nos fazer refletir sobre as mudanças da nossa vida. Recolha um pouco de água de chuva para purificar a sua casa, aspergindo um pouco em cada quarto e guardando o resto numa taça no seu altar para se auto abençoar.
Celebração de Hina, a grande Deusa da Polinésia, Senhora da Morte, rainha guerreira e regente da Lua.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 02 de maio. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4131732033588057/ Acesso em: 02/05/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.143-144. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 02 de maio. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CrvUcGfAdto/ Acesso em: 02/05/2023.
Comentários
Postar um comentário