5 de maio

Celebração de Íris, a Deusa grega guardiã do arco-íris e mensageira de Hera. Íris formava o arco celeste, cujo espectro de cores representava todas as possibilidades de manifestação do Poder Divino. Seu nome foi dado também para parte do olho que mostra as variações possíveis das cores, sua planta sagrada, o íris, afasta as influências negativas. Para buscar a água a ser usada nos juramentos, Íris era uma das poucas Deusas do Olimpo que podia ir ao mundo subterrâneo. Em várias outras mitologias, existem Deusas e Deuses guardando a colorida ponte do arco-íris que liga a Terra ao Céu, entre outros, na Austrália, temos Julunggul; na África, Dan e na Escandinávia, o Deus Heimdall, o luminoso guardião de Bifrost.



Kodomono Hi, o Festival dos Estandartes no Japão. Milhares de pessoas, entre adultos e jovens, soltam, neste dia, pipas coloridas em forma de dragões ou peixes, feitas de papel de arroz e bambu. Flâmulas decoradas com os mesmos motivos enfeitam todas as casas. Para celebrar a entrada na puberdade, os rapazes recebem de suas mães estandartes em forma de peixes, para lhes dar coragem e perseverança ou dragões, que simbolizam o poder mágico e a sabedoria.




Festival do Dragão, na China, com procissões de barcos enfeitados com figuras de dragão. O dragão é um animal mágico que simboliza os poderes sobrenaturais do ar, da água, do fogo e da terra.



Festival da Chuva no México e na América Central comemorando a Deusa da chuva Xtah, cujas bênçãos traziam a fertilidade da terra. Nessa época do ano, as pessoas - usando roupas na cor verde e azul e aspergindo água sobre a terra - começam a orar pedindo chuva e fazem oferendas a Deusa para que as colheitas não falhem.




Dia da Artemísia na China. As mulheres chinesas confeccionam, neste dia, bonecas com folhas de artemísia e penduram-na acima das portas e das janelas para afastar as entidades e influências negativas. A artemísia é considerada em vários lugares do mundo e em várias tradições uma erva sagrada e mágica, usada para purificação, proteção e para despertar e ativar a percepção. Aproveite a egrégora do dia e prepare um banho de purificação para você com folhas de artemísia e use-as para defumar a sua casa e seu veículo.


Fonte:

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.146-147. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?