4 de maio
Antiga celebração de Blodeuwedd, a Deusa celta das flores com cara de coruja. Segundo as lendas, ela foi criada pelos magos a pedido do Deus solar Llew Llaw, amaldiçoado por sua mãe Arianrhod para nunca poder se envolver com uma humana. Por meio da magia, esta Deusa foi criada de 9 espécies de flores, mas quando foi descoberta sua infidelidade, os mesmos magos que a criaram transformaram seu rosto florido em uma cabeça de coruja. Mitos mais antigos consideram Blodeuwedd uma manifestação da Mãe Terra, como a senhora da vida e da morte, a contraparte da jovem Blathnat, a “pequena flor”, filha do Rei das Fadas na Irlanda.
Dia do Espinheiro, árvore sagrada da Deusa. Chamada também de "Árvore de Maio", o espinheiro representava os 3 aspectos da Deusa: a pureza virginal, a fertilidade materna e a força destruidora da Anciã (descrita na lenda de Cu Chulainn como a “maldição do espinheiro”). O espinheiro, quando localizado em lugares sagrados, era honrado colocando-se fitas ou pedaços de panos coloridos em seus galhos. Posteriormente, esse dia foi dedicado a Santa Mônica, marcando o começo da "Lua do Espinheiro" no calendário celta.
Festival das Fadas celebrando a rainha das fadas Maeve, que atende aos pedidos humanos fornecendo proteção, liderança e sabedoria. Ela é representada cercada por pássaros dourados que, pousados em seus ombros, lhe sussurram conhecimentos mágicos. Para honrá-la, ofereça para o Povo das Fadas pão, bolo, mel, frutas e sucos e peça-lhes que a/o protejam nas viagens. Se você precisa assumir o comando de uma situação em sua vida, chame Maeve para lhe ajudar. Torre um pedaço de pão branco e risque sobre ele uma palavra ou uma frase que represente o seu objetivo. Depois esfarele o pão e deixe os farelos ao relento para que os pássaros levem seus pedidos diretamente para Maeve.
Festival da tríplice Deusa celta Cerridwen, guardiã do caldeirão sagrado da transmutação e do renascimento.
Fontes:
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.145-146. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 04 de maio. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cr0eFHwAZOT/ Acesso em: 04/05/2023.
Comentários
Postar um comentário