7 de maio
Thargélia, festival grego do Deus Apolo, o lindo Deus do dia e do Sol. Apolo, assim como sua irmã Ártemis, era filho de Zeus e de Leto, sendo venerado na ilha de Delos. Apolo tinha múltiplas atribuições: músico (por tocar lira), poeta, curandeiro, protetor dos rebanhos e adivinho. Originariamente, o Oráculo de Delos pertencia à sua mãe Gaia e à sua irmã Ártemis, mas com o passar do tempo e o fortalecimento da sociedade patriarcal, as atribuições da Deusa foram delegadas ao Deus e Pítia passou a ser a sacerdotisa oracular de Apolo, mas as Pitonisas continuam sendo mulheres.
Celebração de Ix Chel, a Deusa maia da água, da Lua, dos partos e da cura. Ela era descrita usando uma saia feita de jatos de água escorrendo, enfeitada com pequenos lírios e pedaços de turquesa e jade. Ix Chel vivia no reino da névoa e do arco-íris, que ela somente deixava para descongelar a terra na primavera; sua saia alcançava todos os recantos da terra e levava assim suas bênçãos de fertilidade e renascimento da natureza. Aproveite os influxos do dia e use uma turquesa para sua proteção e saúde; peça a Ix Chel para "descongelar" uma situação enrijecida ou limpá-la com o poder purificador e renovador de suas águas.
Fontes:
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.149. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 07 de maio. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cr8cTtPA5Sd/ Acesso em: 07/05/2023.
Comentários
Postar um comentário