02 de Janeiro
De acordo com o G.B.G. Calendar, hoje é dia de:
Nascimento de Inana.
MITO DE INANNA
Inanna decidiu descer ao submundo para visitar sua irmã, a Deusa Ereshkigal. Contudo, ao chegar lá, Inanna se deparou com 7 portões. Para atravessar cada um deles, a Deusa deixou parte de suas vestimentas e seus talismãs protetores, chegando totalmente nua ao encontro com sua irmã. O olhar penetrante de Ereshkigal matou Inanna. Como Inanna não voltou ao mundo dos vivos, seu consorte, Dumuzi, tomou o poder da cidade de Erech para ele, traindo a confiança de Inanna. Contudo, o pai da Deusa criou dois monstros que foram ao resgate dela. Pelas regras do submundo governado por Ereshkigal, uma vez que uma alma pertence ao local, ela não pode mais sair. Inanna, desafiando esta lei, fugiu e, ao saber da traição de Dumuzi, ela o enviou para ocupar seu lugar no submundo.
- Atribuições: Deusa do céu, do amor, da sabedoria, da guerra, da fertilidade e do erotismo
- Símbolo: Céu, nuvens, flores, árvores, guerras, nascimentos, rosa dos ventos e a pele
- Local: Mesopotâmia.
Seu pai Enki possuía as tabuletas do destino e as mantinha consigo, como verdadeiros tesouros. Com dó da humanidade, Inanna viajou à moradia de seu pai e foi muito bem recebida, com comida e vinho. Enki adorava a companhia dela e, após beber demais, prometeu dá-la qualquer coisa que desejasse.
Prontamente ela pediu as tabuletas e seu pai, sob os efeitos do álcool, não negou. Elas foram dadas à humanidade e assim a civilização como conhecemos teve início e prosperou.
Comentários
Postar um comentário