01 de Janeiro

De acordo com o G.B.G. Calendar, hoje é dia de:

Festa romana de Jano e também da Fortuna.
Dia Alemão dos Três Destinos: Bertha, Morrigan e Parcae.
Sir James Frazer nasceu, 1854.


Tradução da imagem: Janus, deus romano dos novos começos, vê tanto o passado quanto o futuro. Seus símbolos são a chave e o bastão. Chamado primeiro em qualquer rito para qualquer divindade, Janus abre a porta para o que você procura.





DEUS JANUS - Na mitologia romana, Janus (ou Jano) é a divindade bifronte que mantém uma de suas faces sempre voltada para frente, o porvir, e a outra, para trás, em apreciação ao que já se passou. É o deus da transformação e o mediador das preces humanas aos demais deuses. Jano (do latim Janus ou Ianus) foi o deus romano das mudanças e transições. A divindade era representada com duas faces viradas para direções opostas, as quais simbolizavam os términos e os começos, o passado e o futuro, o dualismo relativo de todas as coisas. Sendo considerado uma das divindades mais importantes do arcaico panteão romano, era muitas vezes equiparado ao deus Júpiter. 

Deus do Tempo, Começos e Transições

Em primeiro lugar, Jano era visto como um deus do tempo, começos, fins e transições. No entanto, Jano era diferente de Saturno, o pai de Júpiter e Juno, e o equivalente romano do deus grego do tempo, Cronos. Embora Saturno também fosse tecnicamente um deus do tempo (assim como da agricultura), ele era mais uma personificação do tempo.

Jano, por outro lado, era um deus do tempo como “um mestre do tempo”. Jano era um deus do início e do fim de vários eventos, como estações, meses e anos. Ele marcava o início e o fim da vida, o início e o fim das viagens, do governo de um imperador, de diferentes fases da vida e assim por diante.

Janus é o Deus das passagens, entradas e portais. Ele é uma Divindade puramente italiana (romana) sem contrapartes na Mitologia Grega. Janus segura a CHAVE e o BASTÃO como seus símbolos de Culto. A chave permite a passagem para o Iniciado, enquanto o Bastão afugenta aqueles que não ganharam o direito de entrar através da passagem dos Mistérios. Um grupo de Bruxas italianas conhecidas como as Janarras usam o nome de Janus para o Deus em seu secto." - Grimassi

Fontes: 

GBG "Year and a Day" calendar for 2023. Disponível em: www.GBGcalendar.com or https://www.facebook.com/GBGcalendar or https://www.instagram.com/gbgcalendar/ Acesso em:  01/01/2023.

Jano - Deus Romano do Tempo, Princípios, Transições e Portas. Disponível em:  https://www.mitoselendas.com.br/2021/11/jano-deus-romano-do-tempo-principios.html  Acesso em: 01/01/2023.

O Mito de Jano: As Duas Faces da Ordem Pública no Direito Internacional Privado. Disponível em:  https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/download/29929/pdf. Acesso em: 01/01/2023.

Os Olhares de Janus. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26042007-163902/publico/CAPITULO5.pdf Acesso em: 01/01/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?