Em janeiro, nos lembramos de Doreen Valiente.
Neste janeiro, lembramos de Doreen Valiente, nascida em 4 de janeiro de 1922 e falecida em 1º de setembro de 1999. Ela foi responsável por reescrever muitos dos primeiros Esbats e Sabbats da Wicca Gardneriana.
Nascida em Surrey, Valiente começou a praticar magia quando adolescente e desenvolveu um interesse pelo ocultismo durante a Segunda Guerra Mundial. Foi nessa época que ela começou a praticar magia com um conhecido enquanto morava em Bournemouth.
Em 1953, antes da publicação de A Bruxaria Hoje em 1954, ela foi iniciada na tradição Gardneriana por Gerald Gardner e se tornou a Alta Sacerdotisa do Coven de Bricket Wood de Gardner. Ela o ajudou a desenvolver e adaptar muitos textos que ainda são usados na Arte Gardneriana hoje, como A Runa das Bruxas, A Carga da Deusa e vários ritos de Sabbat. Em 1957, um cisma resultou em Valiente e seus seguidores deixando a Wicca Gardneriana para formar seu próprio Coven de curta duração. Depois de investigar a Tradição Wiccaniana de Charles Cardell, ela foi iniciada no Coven de Atho de Raymond Howard em 1963. No ano seguinte, ela trabalhou com Robert Cochrane em seu Coven, o Clã de Tubal Cain, embora mais tarde ela tenha rompido com esse grupo.
Ansiosa para promover e defender sua religião, ela desempenhou um papel de liderança tanto na Witchcraft Research Association (Associação de Pesquisa de Bruxaria) quanto na Pagan Front (Frente Pagã) durante as décadas de 1960 e 1970. Essa última década também a viu se envolver brevemente na política de extrema-direita ao ingressar no partido político da Frente Nacional.
Ela tem muitos livros em seu nome, embora a maioria deles seja sobre Bruxaria geral e não especificamente sobre a Wicca Gardneriana. Para tanto, ela começou a promover a ideia de que qualquer um poderia praticar a Wicca sem exigir iniciação de um wiccaniano iniciado, em contradição com o Coven Gardneriano no qual ela foi iniciada. Morando em Brighton durante esses anos, ela era membro do Clã Silver Malkin e trabalhou com Ron Cook, que era seu parceiro e iniciado. Em seus últimos anos, ela atuou como patrona do Centro de Estudos Pagãos, com sede em Sussex, antes de sua morte por câncer pancreático.
Os artefatos e papéis mágicos de Valiente foram legados a seu último Sumo Sacerdote, John Belham-Payne, que os doou a um fundo de caridade, a Fundação Doreen Valiente, em 2011. Doreen levou uma vida complicada e, embora a maioria a veja como uma Wiccan Gardneriana influente para Após sua morte, ela abandonou esse caminho logo após ingressar e, em vez disso, pulou de tradição oculta em tradição oculta, nunca encontrando verdadeiramente um lugar para chamar de lar.
Para mais informações sobre Wica Gardneriana Tradicional, junte-se ao grupo Hub Wica Gardneriano Tradicional em https://www.facebook.com/groups/tradwica
Comentários
Postar um comentário