10 de Janeiro



Início de Carmentália, o festival romano dedicado à Deusa Carmenta, padroeira dos partos e dos recém-nascidos. As mulheres grávidas lhe faziam oferendas de arroz e de pastéis, modelados na forma dos órgãos genitais femininos, orando para ter um parto fácil. Reverencia-se, também, Mania, o aspecto oculto de Carmenta, a Mãe dos Fantasmas, confeccionando-se efígies de palha e pendurando-as acima das portas das casas para espantar os maus espíritos e as assombrações.

Festival dos Sonhos, celebração do Ano Novo dos índios Iroquois. 

Antigamente, na Escócia e na Irlanda, celebrava-se nesta data, o Dia do Arado. As pessoas varriam a rua com vassouras especiais para retirar os maus fluidos e saiam, depois, para os campos com seus arados, iniciando os trabalhos na lavoura.

Use a sabedoria antiga e pendure uma réstia de alho em sua cozinha, deixando-a até que os bulbos ressequem e “desapareçam”, sinal de que captaram e condensaram todas as energias negativas do ambiente. Defume então sua casa com uma mistura de ervas (casca de alho, folhas de arruda, guiné, eucalipto, pinheiro, sálvia e manjericão) e “despache” a réstia usada, levando-a para uma mata ou para um lugar com água corrente, substituindo-a depois por uma nova.

De acordo com o G.B.G. Calendar, hoje é dia de:

Festa Iroquesa dos Sonhos, para comemorar o Ano Novo.



Fontes:

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: Guia prático de rituais para celebrar a Deusa. p.15-16. 2.ed. São Paulo: Gaia, 2001.

GBG "Year and a Day" calendar for 2023. Disponível em: www.GBGcalendar.com or https://www.facebook.com/GBGcalendar or https://www.instagram.com/gbgcalendar/ Acesso em:  10/01/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?