03 de Fevereiro

Celebração da Deusa irlandesa Brigantia, a Grande Mãe Tríplice dos Brigantes (um ramo dos celtas), padroeira de vários rios, venerada com o poder da Lua Nova, da primavera, da água corrente e das colinas verdes, representada pelo “olho que tudo vê”. Em outras lendas, Brigantia aparece como uma deusa solar, cujo sopro protegia os homens, prolongando sua vida. Na Irlanda, neste dia, colocavam-se “cruzes solares” de proteção acima das portas e das janelas. Feitas de palha, elas representavam o olhar protetor da Deusa, vigiando e afastando o mal e os infortúnios. Abençoavam-se também as crianças, principalmente suas gargantas, colocando fitas verdes ao redor de seus pescoços, dando vários nós enquanto o nome da Deusa era pronunciado com uma oração de proteção.


Fim dos Mistérios Menores de Elêusis, com celebrações para as Deusas Deméter e Perséfone e, rituais de fertilidade para as Deusas da terra, destinados a ativar o poder da germinação e o desabrochar da natureza com a chegada próxima da primavera.


Na Suíça era celebrada Artio, a Mãe Ursa, que acordava da hibernação e anunciava a chegada da primavera. Ela recebia oferendas de frutas e flores para abençoar a fertilidade da terra e das mulheres. 

Fonte:

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para celebrar a Deusa. p.60-61. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?