27 de fevereiro

Dia da Anciã, uma das manifestações da Deusa Tríplice, detentora da sabedoria. A Anciã podia ser representada por inúmeras deusas como Morrigan, Baba Yaga, A Mulher que Muda, Befana, Hécate, Gaia, Cerridwen, Cailleach, Erda, Nerthus, Hel ou Sedna. Esse aspecto da Deusa corresponde aos rituais de mudança e transformação, aos períodos de transição e à sabedoria da mulher pós-menopausa que, ao guardar seu sangue, adquire novas habilidades psíquicas, mentais e espirituais.

Deusa Pyrrha 
Deusa Pandora

Celebração da Deusa Grega da natureza e do tempo Pyrrha, a filha da Deusa da terra Pandora. Originalmente, Pandora – cujo nome significa “a doadora” –, era a própria terra, sua energia alimentando as plantas, os animais e os homens. Sob o nome de Anesidora, aquela que dá as dádivas, a Deusa era representada como uma mulher gigante, saindo da terra por um túnel aberto com machados de pedra pelos gnomos. Com o advento da sociedade patriarcal, Pandora foi transformada em uma vilã, responsável por ter aberto a caixa com todos os males do mundo, assim como Eva, considerada no Velho Testamento como a causa original do pecado e dos males da humanidade.


No Havaí celebrava-se a Deusa Laka, irmã de Pele e regente da "hula", a dança sagrada. Laka era uma Deusa da Natureza e podia ser invocada para atrair a chuva. Era representada como uma linda jovem, vestindo roupas coloridas, coberta com leis (guirlandas de flores), dançando e lembrando aos seus fiéis para preservar e praticar as tradições ancestrais.

Fonte:

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: Guia prático de rituais para a Deusa. p.80-81. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?