13 de Fevereiro
Deusa Vesta
Deusa Mania
Início da Parentália, Festival Romano de Purificação em louvor às Deusas Romanas Vesta e Mania. Neste período, fechavam-se os templos, proibiam-se os casamentos e festas, homenageavam-se os espíritos dos ancestrais – Parentalia – com preces e oferendas de vinho, comida e flores nos túmulos.
No Japão, as mulheres da Tribo Ainu reverenciavam sua ancestral Huchi Fuchi, a Deusa protetora das famílias e dos lares, supervisora dos afazeres domésticos, que ajudava na preparação da comida, no aquecimento da casa e na prevenção das doenças.
Na China era honrada a Deusa Nu Kwa, a Mãe Ancestral e criadora da humanidade, que inventou a flauta e modelou as raças com diferentes cores de argila. No seu mito ela aparecia como uma Deusa-serpente que restabeleceu a ordem na Terra após uma terrível rebelião. Ela usou pedras derretidas para refazer o céu, pés de tartaruga para criar os ventos e, junco para direcionar o curso dos rios e evitar enchentes. As pessoas e animais nascidos neste dia eram abençoados por ela com boa sorte e fertilidade.
Referências:
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: Guia prático de rituais para a Deusa. p.68-69. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 13 de Fevereiro. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/2942071879220751/ Acesso em: 13/02/2023.
Comentários
Postar um comentário