10 de março
Celebração de Al-Lat, Elath ou Alilat, a Deusa árabe representando a criação e a Terra. Antigamente, Al-Lat era reverenciada em Meca sob a forma de um grande bloco de granito. Mulheres nuas dançavam ao redor da pedra, invocando a “Senhora” e pediam-lhe proteção e abundância. Os juramentos eram feitos em seu nome, pois como a Terra, ela era eterna e indestrutível. Recitava-se esta afirmação:
“Eu juro pelo sal, pelo fogo e por Al-Lat, que é a maior de todos”.
Al-Lat era uma Deusa muito antiga, fazendo parte de uma tríade de Deusas do deserto que incluíam Al Uzza e Menat. Al-Lat representava a terra, a frutificação e a procriação humana e animal. Al Uzza era a Deusa virgem da estrela matutina e Menat era a força do destino, a Anciã, Senhora do tempo e da morte. O culto a Al-Lat foi abolido por Maomé, que transformou o arquétipo da Deusa no Deus Allah.
Festa de Anna Perenna, a Deusa romana com duas cabeças, regente do tempo e da reprodução vegetal, animal e humana. Suas celebrações incluíam danças, libações e rituais de fertilidade para atrair a abundância da terra.
Os antigos gregos honravam, nesse dia, a reconciliação dos Deuses Hera e Zeus ; representados por pedaços pequenos de carvalho que eram queimados e a sua fumaça oferecida com uma oração. Procure se reconciliar com alguma pessoa com qual você teve algum desentendimento e peça a benção de Hera para sua família.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 10 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/3988821914545737/ Acesso em: 10/03/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.92. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 10 de março. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cpm1HITA1ZC/ Acesso em: 10/03/2023.
Comentários
Postar um comentário