21 de março


Festival grego da criação do Ovo Cósmico, gerado pela Deusa Eurínome e fertilizado pelo Deus em forma de serpente Ophion.


Comemoração eslava da Deusa Marzana ou Marena, a Senhora do Tempo, da Natureza e da Vida. Em seu aspecto de Kostroma, ela é a donzela que morre no inverno e renasce na primavera. Neste dia, sua efígie feita em palha era carregada em procissão até o rio e entregue à água, levando junto os males da comunidade. As pessoas se banhavam e se jogavam na água para morrerem e renascer, alternando choro e o riso.



Comemoração da Deusa japonesa Ishikore-Dome, a protetora dos artesãos que trabalham com metal e pedras. Foi ela quem orientou a confecção do espelho que refletiu a luz da Deusa Amaterassu refugiada numa caverna, levando-a para sair e partilhar seu brilho dourado com a humanidade. Aproveite a egrégora solar e faça um encantamento com um espelho redondo, cole sobre ele um símbolo da área da sua vida em que necessita de criatividade, maestria ou sucesso, refletindo assim, a sua intenção abençoada pela luz da Deusa.



Na mitologia irlandesa, afirma-se que a cidade sagrada de Tara foi fundada neste dia pelas princesas Tea e Tephi (aspectos da Deusa Tea).


Fontes:



Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 21 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4019909631436965 Acesso em: 21/03/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.101-102. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?