30 de março
Comemoração de Melissa, a Deusa grega das abelhas. Considerada um dos aspectos da Deusa Afrodite, cujo fetiche era um favo de mel, seu nome era atribuído também às Sacerdotisas das Deusas Deméter e Ártemis. Segundo uma lenda, Melissa tinha sido uma princesa cretense que tinha alimentado Zeus, quando criança, com mel colhido das flores. Após sua morte, Zeus transformou Melissa em abelha, como gratidão por sua dedicação.
Celebração persa do Ano Novo, festejando o "casamento sagrado da Deusa Ahurani e do Deus Ahura Mazda" e a criação da raça humana. Antigamente, neste dia, acendiam-se fogueiras e realizavam-se rituais de fertilidade utilizando ovos e espelhos. Os persas invocaram a Deusa Ahurani para prosperidade e plenitude com oferendas de água e frutos da terra. Comer pão e nozes trazia sorte e bem estar; vestir-se de verde aumentava essas dádivas e de azul proporcionava sabedoria. Inspire-se nesta antiga prática, tome um banho perfumado e beba um copo grande de água internalizando alguns dos atributos de Ahurani ou mentalizando a realização de um desejo seu. Saia de casa, medite olhando o céu, toque a terra e verta água sobre uma planta imaginando que fertiliza um objetivo seu.
Na Babilônia, festa para a Deusa Bau, a Grande Mãe, senhora das águas primordiais e do espaço cósmico.
Fonte:
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.108-109. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Comentários
Postar um comentário