20 de março


Na antiga Grécia, celebrava-se, neste dia, o retorno da Deusa Perséfone do reino subterrâneo de Hades. Sua mãe, a Deusa Ceres, feliz com seu retorno, celebrava enchendo a Terra com folhas e flores.


Dia de Idunna, a Deusa escandinava que desempenhava a mesma função da Hebe grega, alimentando os Deuses com comidas mágicas que os mantinham jovens e vigorosos. Os Deuses nórdicos não eram imortais, eles dependiam das maçãs encantadas de Idunna para viverem eternamente.


Festival egípcio da primavera, celebrando a Deusa Ísis.

Moiras (Nornes ou Parcas)

Deusa Morrigan

Três Mães hindus (Lakshmi, Parvati e Sarasvati)

Deusa Fortuna

Este dia é consagrado às Deusas do Destino (Nornes, Parcas e Moiras), à Deusa Tríplice Morrigan (da mitologia celta), às Três Mães hindus (Lakshmi, Parvati e Sarasvati) e à Deusa Fortuna.


Os celtas celebravam, nesta data ou no dia seguinte (dependendo da entrada do Sol no signo de Áries), o equinócio de primavera, denominado Sabbat Alban Eilir ou Ostara, simbolizando o renascimento da natureza e o desabrochar da vegetação. Ostara ou Eostre era uma Deusa teutônica que presidia sobre a renovação pessoal e a fertilidade, representando a força vital, a renovação e o início de novas atividades e projetos. Nas suas oferendas eram incluídos ovos pintados ou coloridos e lhe eram pedidos fertilidade (física, mental ou artística), a regeneração das pessoas e da terra, bem como a renovação das esperanças.


No hemisfério sul, equinócio de outono assinalando a entrada do Sol no signo de Áries e o início de um novo Ano Zodiacal. Celebre o início do novo Ano Zodiacal começando um novo projeto, atitude, decisão ou compromisso. Revitalize suas energias, renove seu entusiasmo e desperte sua força de vontade e sua criatividade, invocando as bênçãos das Deusas para sua vida.


Fontes:


Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 20 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4019879438106651/ Acesso em: 20/03/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.100-101. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?