11 de março
Celebração da Deusa grega Hipátia, uma das Musas que regia a arte, a ciência e a criatividade. Era venerada no templo de Delfos ao lado de suas irmãs Mese e Nete, cujos nomes significavam “uma das 3 cordas da lira”. De acordo com o local de seus cultos, o número de Musas variava: eram 3 em Delfos e no Monte Helicon, 7 em Parnaso e 9 em Atenas. Embora cultuadas por mulheres, acreditava-se que elas conferissem seus talentos e habilidades apenas aos homens, mostrando assim a misoginia da sociedade grega mais recente.
Na África, honrava-se Hara Ke, a Deusa da água doce e das chuvas, que trazia purificação e inspiração. De acordo com as lendas, ela vivia sob o Rio Níger acompanhada de 2 dragões e cuidava das almas à espera de renascimento, assim como a terra espera o seu despertar na primavera. Honrando a antiga tradição, junte água de chuva e use-a para molhar suas plantas e para tomar um banho. Imaginando a limpeza de sua aura, peça à Deusa renovação e alegria.
Dia de Hércules, o herói e semideus grego, o símbolo da coragem e da força física. Um mito antigo relata uma luta entre Hércules e Hipólita, a linda rainha das Amazonas. Filha do Deus Ares, ela usava o cinto de ouro, sinal de sua soberania e poder. Os guerreiros gregos cobiçavam esse tesouro e foram em busca dele, liderados por Hércules, que foi desafiado por Hipólita para uma luta. O desfecho dessa batalha é relatado de forma confusa e contraditória, dependendo da fonte. A versão patriarcal descreve a vitória de Hércules com a prisão e morte de Hipólita.
Aproveite a data para avaliar de que maneira você pode aumentar sua força, usando sua coragem para mudar a si própria e a sua vida. Invoque, depois, as Musas, pedindo-lhes que a ajudem a desenvolver suas habilidades inatas e seu potencial criativo ainda não manifestado. Invoque também Hippolyta para que ela a oriente na maneira de lutar e vencer, sem medo de oposições ou humilhações.
Fonte:
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.93-94. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
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