4 de março
Dia de Rhiannon, celebrada na Irlanda e no País de Gales. Originariamente chamada de Rigantona, a Grande Rainha, esta bonita Deusa galesa regia tanto a alegria e o amor quanto a noite e a morte. Andava em um cavalo branco veloz, vestida com um manto de penas de cisne e acompanhada por pássaros mágicos, cujo canto acordava os mortos e adormecia os vivos. Rhiannon viajava pela Terra levando aos homens tanto os bons sonhos quanto os pesadelos.
Antiga comemoração de Mora, a Deusa eslava do destino. Como doadora da vida, ela era uma mulher alta e com pele branca; como a mensageira da morte, tinha a pele negra, olhos de serpente e patas de cavalo. O mesmo nome - Mora - pertencia a um Espírito Ancestral da antiga Alemanha, que atormentava as pessoas com pesadelos e se apresentava como uma égua negra ou como um morcego enorme.
Na Grécia, dedicavam-se, neste dia, oferendas a Perséfone e Hécate, reverenciando seu poder protetor na passagem das almas para o mundo subterrâneo.
No Japão, comemorava-se a Deusa Mãe Kishi-mujin, que envolvia os homens com a sua energia calorosa e protetora. Era uma Deusa compassiva que trazia equilíbrio para a vida e substituía a tristeza com alegria e bem estar, e a escuridão com luz. Siga o costume japonês e dedique esse dia para meditar e entoar sons sagrados; Queime incenso de pinheiro para limpar a sua casa e salpique a água com um galho de pinheiro. Antes de deitar faça uma oração para a Deusa e avalie se você está cuidando dos seus deveres espirituais; se não, assuma um compromisso para retificar a omissão.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 04 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/1294916307269658/ Acesso em: 04/03/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.88. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 04 de março. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CpXsaEuuyAB/ Acesso em: 04/03/2023.
Comentários
Postar um comentário