3 de março


Hina Matsuri, o festival japonês das bonecas, celebração das 3 Deusas-Meninas Munakata, No-Kama e Hina Matsuri, filhas de Amaterassu, a Deusa do Sol. Neste dia, são feitos arranjos com bonecas em local de destaque da casa, cercados de flores de cerejeira e comidas tradicionais (bolos de arroz “mochi”). As meninas recebem quimonos novos, bonecas vestidas em trajes tradicionais e doces. Todas as meninas japonesas têm bonecas especiais, guardadas apenas para os arranjos deste dia, sem poder brincar com elas durante o resto do ano. As bonecas representam as ancestrais e também os valores tradicionais (bolos de arroz de ‘mochi”). As meninas recebem kimonos novos, bonecas vestidas em trajes tradicionais e doces. Todas as meninas japonesas têm bonecas especiais, guardadas apenas para os arranjos deste dia, sem poder brincar com elas durante o resto do ano. As bonecas representam as ancestrais e também os valores tradicionais de dignidade, lealdade e tranqüilidade, servindo como modelos a serem seguidos. Nos templos de Osaka, as pessoas passam por rituais de purificação e oferecem bonecas às Deusas, orando pela saúde de suas filhas. Outras bonecas são imantadas com as doenças ou mazelas das pessoas, colocadas em barcos, sendo levadas em procissão até o mar e entregues às águas. Acredita-se que, à medida que os barcos afundam, as pessoas ficarão livres de seus males, transferidos para as bonecas.

Os hindus celebravam, neste dia, a Deusa estelar Tara, que regia a vida e o tempo, e conferia aos homens a realização espiritual. Tara significava "estrela" e ela era representada como uma jovem alegre, com roupas prateadas dançando entre as estrelas e conduzindo os homens para seus destinos. Numa noite clara, medite olhando para o céu estrelado e conecte-se com a beleza de Tara, pedindo a sua bênção e fazendo um desejo ao avistar o 1º astro que vai brilhar no céu.


Celebração das Deusas Tríplices de várias tradições.

Fontes:

Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 03 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/2982878105140128 Acesso em: 03/03/2023.

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.87. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Grimório Aberto. Celebração do dia 03 de março. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CpUshdgu2e6/ Acesso em: 03/03/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?