19 de março


Início de Panathenaea, o festival grego de 5 dias dedicado a Atena, a Deusa da sabedoria, justiça e estratégia. Festejava-se Atena como a fonte da inspiração dos artistas com competições artísticas, musicais e esportivas.


Quintaria era o equivalente romano da Panathenaea, com celebrações para a Deusa Minerva.


Invoque a energia da inteligência criativa representada por Palas Atena/Minerva. Acenda uma vela amarela e faça alguns exercícios respiratórios, já que seu elemento é o ar, ligado ao plano mental. Relaxe e transporte-se mentalmente para seu templo interior, procurando ler o livro de sua vida e descobrindo soluções e inovações para sua existência ou os meios para desenvolver e expressar sua habilidade mental ou manual.


Na Índia, celebração de Sitala, a Deusa das febres, invocada para curar as doenças contagiosas. Embora represente o poder destruidor da vida, Sitala também representa a capacidade de curar as doenças, sendo reverenciada em todas as aldeias e cidades, e chamada de Mata (Mãe), tendo vários altares a ela dedicados.


Na Babilônia comemorava-se o início do Novo Ano e o casamento do céu e da terra com celebrações para Anaitis. Ela era a Deusa da fertilidade e das águas que fluem do céu para renovar a terra, representada como uma jovem que criava a vida e abençoava as uniões celebradas nesta data.

Fonte:

Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 19 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/1311434635617825/ Acesso em: 19/03/2023.

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.99. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?