24 de março
Em Roma, comemoração da Deusa Cibele, a Grande Mãe. Originária da Frígia, na Anatólia, seu culto atravessou o Mediterrâneo. Era representada como uma mulher madura, com grandes seios, coroada com espigas de trigo, vestida com flores e folhas, carregando várias chaves. Era a padroeira da fertilidade, vida, morte, sabedoria e dos mistérios sagrados.
Celebração da Deusa Prytania ou Britannia, a padroeira de Albion (Grã-Bretanha), cuja imagem aparece nas moedas inglesas.
Na Irlanda, reverenciava-se Emer, a Deusa da luz solar, da beleza e do conhecimento. Emer representava todas as virtudes femininas, como beleza, eloquência, talento artístico e musical, suavidade, lealdade e sabedoria. Pedida em casamento pelo herói Cu Chulainn, ela disse que apenas aceitaria se ele passasse por provas de coragem, lealdade e responsabilidade.
Na Índia, era comemorada a Deusa Tamra, a ancestral protetora dos pássaros, consorte do Deus-tartaruga Kashyapa. O casal personificava a união do céu e da natureza, entre o ar e a terra.
As tribos nativas do estado de Nebraska cuidam e protegem as milhares de garças que se alimentam e descansam nesta região em sua trajetória de migração. Os pássaros sempre inspiraram rituais mágicos para atrair longevidade, saúde e afetuosidade à comunicação grupal. Ofereça sementes para os pássaros da sua área e imagine um projeto ou desejo seu sendo levado por eles para a sua realização pela Deusa-pássaro.
Dia dedicado a Heimdall, o Deus nórdico guardião de Byfrost, a Ponte do Arco-Íris, que liga o mundo dos homens ao mundo dos Deuses.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 24 de março. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4029294707165124/ Acesso em: 24/03/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.103-104. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Comentários
Postar um comentário