10 de abril


Dia de Bau, na Babilônia, a Deusa do Céu, da Terra e do mundo subterrâneo, mãe de Ea, o Deus das águas. Nos tempos muito antigos, Bau era a Mãe Primordial na Babilônia e na Fenícia, criadora de todos os seres vivos. Mais tarde, foi fragmentada em outras Deusas, das quais apenas a Deusa Gula continuou sendo cultuada como Deusa Mãe, detentora do poder de sustentar a vida, provocar ou curar as doenças.


No Afeganistão, Poluknalai era comemorada como protetora dos animais, vigiando para que os animais não fossem maltratados.




Terminam as festas de Megalésia, dedicadas à Deusa Cibele, celebradas com corridas de cavalos.



No folclore celta acreditava-se que, neste dia, o Sol “dançava” nos primeiros momentos da alvorada. Na Irlanda, as pessoas acordam cedo para ver os primeiros raios do Sol dançando sobre a superfície da água (nos rios e lagos ou, ainda, em uma vasilha com água), buscando ver nesses reflexos alguns presságios para suas vidas.


Fontes:


Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 10 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4073937022700892/ Acesso em: 10/04/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.120. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?