21 de abril

 


Festival da Deusa egípcia Hathor, a rainha do céu, da Terra e da Lua, a criadora primordial, Mãe de todas as Divindades. Manifestada sob 7 aspectos, as 7 Hathor eram associadas aos 7 planetas antigos e consideradas as protetoras das mulheres, do casamento, da família, das artes, do amor, da música e da astrologia. Eram elas que davam às pessoas as 7 almas (ou corpos) ao nascer. 


Hathor foi reverenciada por mais de 3.000 anos, representada ora como mãe ou filha do Sol, com cabeça de vaca ou de leoa, ora como mulher, adornada com os chifres lunares, ora como árvore da vida, senhora do Céu e também do mundo subterrâneo, Mãe da vida e da morte. Em seu aspecto escuro como Rainha dos Mortos, Hathor aparecia como a Esfinge, Deusa Sakhmis ou Sekhmet, a Deusa com cabeça de leão. Hathor foi venerada em Israel, em seu templo de Hazor, até 1100 a.e.c., quando foi destruído e seu culto proibido.



Em Creta havia o culto Tauropolos que honrava a Deusa taurina cretense, protetora dos campos e dos lares, comemorada com rituais de fertilidade e as provas de coragem dos jovens saltando sobre os touros. Se tiver alguma área da sua vida em que precisa literalmente "pegar o touro pelos chifres", procure uma imagem de touro, coloque-a no chão com um símbolo da sua aspiração e dê um salto sobre este ponto mágico, dando um grito de vitória. Desta maneira você internaliza as qualidades de tenacidade, persistência e força, que poderá depois direcionar para o seu objetivo.


Fonte:

FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.129-130. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?