9 de abril



Em Roma celebrava-se, neste dia, Bellona, a Deusa da guerra, da estratégia e da soberania territorial. Foi a precursora do Deus Marte e era invocada antes de uma batalha para decidir as táticas da guerra ou a estratégia das negociações. Originariamente, a Deusa da Guerra da Capadócia era Mah; ao ser assimilada ao culto da Deusa Bellona, passou a ser chamada de Mah Bellona.



Celebração da Deusa celta da guerra Andrasta, a Invencível. Nesta data comemora-se também a vitória das mulheres saxãs, conduzidas pela valente Rainha Boudica, devota de Andrasta, em 1002 a.e.c, sobre as tribos dinamarquesas, que haviam vencido anteriormente o exército saxão.



Celebração de A-Ma, a padroeira dos pescadores e marinheiros da região de Macao, na China, às vezes chamada de Matsu, protetora das tempestades - literais ou figurativas. A lenda diz que ela alcançou a iluminação e a maestria da magia aos 28 anos, quando se tornou uma Deusa. Em Portugal, neste dia, também são feitas procissões para a Deusa A-Ma, reverenciando-a como padroeira dos pescadores e em agradecimento pelas dádivas dos peixes.


Fontes:


Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 09 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/1332305690197386/ Acesso em: 09/04/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.119-120. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?