24 de abril
Celebração de Mayahuel, a Deusa pré-asteca, guardiã do poder visionário conferido por meio de sonhos, visões e alucinações, regente da terra e do céu noturno. Ela era representada com 400 seios, nutrindo as estrelas e a Terra ou como uma bela mulher sentada em um trono, cercada de tartarugas e serpentes, segurando um prato com plantas alucinógenas que induziam os sonhos e as visões. Segundo as lendas, ela se transformou em um cacto, de cuja polpa se fabrica o pulque, uma bebida fermentada e alucinógena. Mayahuel é associada à Lua, à fertilidade, aos sonhos e ao estado de transe. Sem recorrer a nenhuma substância que lhe afaste da realidade, procure encontrar sua “visão sagrada”. Tome um chá de artemísia com jasmim, faça uma meditação ao som de um tambor e transporte-se mentalmente para o reino de Mayahuel. Saúde-a e peça-lhe que revele os meios para transformar seus sonhos em realidade. Ou que lhe envie algum sonho significativo para compreender melhor sua vida atual.
No Haiti se celebrava Erzulie, a Deusa do amor, cuja cor sagrada era azul e por isso ela recebia os pedidos com oferendas de objetos e bebidas azuis.
Dia dedicado à Deusa romana Luna, a regente lunar dos meses, das estações e da lua minguante.
Fontes:
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.132-133. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 24 de abril. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Crape7UAUvb/ Acesso em: 24/04/2023.
Comentários
Postar um comentário