11 de abril
Na Mesopotâmia, homenageava-se Anahita, a senhora da vida e da morte, Deusa da guerra associada com a violência e intensa sexualidade. Anahita tinha 4 aspectos separados: guerreira, virgem, mãe e libertina. De mãe criadora podia transformar-se em uma vingadora cruel. Apesar de ter sido a amante de todos os Deuses, preservava nos mitos e lendas a sua virgindade. Seu culto foi absorvido pelo da Deusa Asherah, mas seguidores fiéis levaram-no até o Egito, onde Anahita continuou a ser cultuada com os nomes de Anthyt, Anaitis, Antaeus e Anta.
Na antiga Pérsia, celebrava-se neste dia Kista, a Deusa do conhecimento e da sabedoria, que era também a protetora dos seres humanos e provedora dos alimentos. Kista era invocada e reverenciada com Daena, uma Deusa protetora das mulheres, guardiã da justiça e condutora das almas.
Na Armênia, celebração de Anahita, a Deusa do amor e da Lua, considerada mãe, protetora e benfeitora.
Festa de Elaphebolia, na Grécia, celebrando Ártemis em seu aspecto de Deusa da caça e senhora dos animais selvagens. Ofereciam-se bolos em forma de cervos, os animais totêmicos da Deusa, pedindo-se a sua proteção contra os caçadores.
Em Roma, neste dia, colocavam-se coroas de louro ou murta na cabeça das crianças invocando a bênção da Deusa Diana contra o mau-olhado e as doenças.
Celebrava-se o festival romano da Deusa Fortuna, cujo símbolo era a cornucópia e a roda; ela propiciava as mudanças positivas e a boa sorte. Simbolicamente, para atrair a ajuda de Fortuna, asse alguns biscoitos de aveia com mel, riscando neles símbolos de boa sorte. Ou vista neste dia roupas nas cores que indiquem o que você deseja receber da Deusa Fortuna: verde para prosperidade; azul para tranquilidade; vermelho para força e sucesso; amarelo para comunicação e criatividade; dourado para boa sorte e púrpura para espiritualidade.
Festival chinês Tuan Yang Chieh, com procissões de barcos decorados com imagens de dragões. Flores eram oferecidas aos Dragões das águas, pedindo sua proteção aos barcos, viajantes e navegadores.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 11 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4073938162700778/ Acesso em: 11/04/2023.
Comentários
Postar um comentário