27 de abril
Celebração do Dia das Crianças na Islândia, comemorando as Deusas meninas, filhas da Deusa Madder-akka. Esta tríade de Deusas - Sar-Akka, Juks-Akka e Uks-Akka - ajudava a abertura do útero e da pélvis ao se iniciar o trabalho de parto. A parturiente devia comer um mingau de aveia e beber conhaque, enquanto as mulheres da família rachavam lenha, invocando a ajuda das Deusas com preces e cantos.
Celebração do Deus solar eslavo Iarilo, criador da vida e senhor da fertilidade. As mulheres ofertavam-lhe folhas de bétula e ovos frescos, pedindo proteção durante a gestação.
Reverenciava-se também Mati-Syra-Zemlya, cujo nome significava "a Mãe da terra úmida" por representar a energia fertilizadora da natureza. Ela também era guardiã das leis e executora dos contratos. Os juramentos e promessas entre pessoas eram feitos com a mão sobre a terra, pois assim se tinha certeza de que iriam ser cumpridas tendo a Mãe Terra como testemunha.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 27 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/3111974468897157/ Acesso em: 27/04/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.135. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Comentários
Postar um comentário