18 de abril
Celebração na Indonésia da "Donzela das Bananas" - equivalente de Sita -, reverenciada como Deusa da vegetação e do plantio e de Hainuwele, a Mãe das palmeiras, Deusa da abundância e da colheita.
Thargelia, festival grego de purificação dedicado aos Deuses solares Apolo e Hélios, às Deusas lunares Ártemis e Selene e às Horas, as Deusas das estações. Eram feitas oferendas de frutos e produtos da terra, agradecendo com cânticos e orações as dádivas dos Deuses e pedindo suas bênçãos para as colheitas. Durante as cerimônias de Thargelia, todas as crianças, com exceção das órfãs, levavam galhos de oliveira enfeitados com fitas brancas e vermelhas, figos, nozes, doces e vasilhas com vinho aos santuários. 2 homens adornados com colares de figos brancos encenavam um ritual de expulsão do mal, chamado Pharmakos, lutando com outros 2 homens, escolhidos entre os prisioneiros e enfeitados com figos pretos. Os vencidos, considerados os “bodes expiatórios”, eram chicoteados com galhos de espinhos e urtigas. Depois de alimentados com bolos de cevada, figos e queijos, eles eram expulsos da cidade, para levar consigo os pecados e as mazelas da comunidade.
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 18 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/2320112754750003 Acesso em: 18/04/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.127. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Grimório Aberto. Celebração do dia 18 de abril. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CrLKg0jglUW/ Acesso em: 18/04/2023.
Comentários
Postar um comentário