18 de abril


Rava Navami, festival hindu consagrado ao Deus Rama e à Deusa Sita. Neste dia, durante um ritual, a terra era arada pelo rei ou chefe da comunidade, invocando as bênçãos das divindades para as colheitas. Segundo a lenda, a Deusa Lakshimi encarnou como moça, Sita, para poder casar-se com Rama, herói que era a encarnação do Deus Vishnu. A missão de Sita, que nasceu da terra quando foi arada, era assegurar a destruição de Ravena, rei demoníaco vencido por Rama.

Em Burma, Sipe Gialmo era uma Deusa Mãe que tinha 3 olhos para cuidar dos seus filhos, usava uma espada para protegê-los e uma vasilha com água para purificá-los. Antigamente, em torno desta data, era celebrado um Festival de Água, em que durante 3 dias as estátuas dos templos eram limpas, assim como os participantes. Aproveite esta data e limpe o seu altar, seus objetos sagrados e tome você mesma (o) um banho de flores e plantas aromáticas. Borrife uma essência floral na sua casa e no seu veículo para atrair a boa sorte e a proteção da Deusa.




Celebração na Indonésia da "Donzela das Bananas" - equivalente de Sita -, reverenciada como Deusa da vegetação e do plantio e de Hainuwele, a Mãe das palmeiras, Deusa da abundância e da colheita.



Thargelia, festival grego de purificação dedicado aos Deuses solares Apolo e Hélios, às Deusas lunares Ártemis e Selene e às Horas, as Deusas das estações. Eram feitas oferendas de frutos e produtos da terra, agradecendo com cânticos e orações as dádivas dos Deuses e pedindo suas bênçãos para as colheitas. Durante as cerimônias de Thargelia, todas as crianças, com exceção das órfãs, levavam galhos de oliveira enfeitados com fitas brancas e vermelhas, figos, nozes, doces e vasilhas com vinho aos santuários. 2 homens adornados com colares de figos brancos encenavam um ritual de expulsão do mal, chamado Pharmakos, lutando com outros 2 homens, escolhidos entre os prisioneiros e enfeitados com figos pretos. Os vencidos, considerados os “bodes expiatórios”, eram chicoteados com galhos de espinhos e urtigas. Depois de alimentados com bolos de cevada, figos e queijos, eles eram expulsos da cidade, para levar consigo os pecados e as mazelas da comunidade.


Fontes:

Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 18 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/2320112754750003 Acesso em: 18/04/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.127. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.


Grimório Aberto. Celebração do dia 18 de abril. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CrLKg0jglUW/ Acesso em: 18/04/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?