23 de abril
Festival do Green Man, o Deus verde da vegetação, o caçador Herne, uma das manifestações do Deus Cernunnos, o princípio masculino fertilizador da terra e consorte da Deusa.
Na Umbanda popular celebra-se o Orixá Ogum, a Divindade iorubá do ferro, das lutas e da guerra. Aproveite esta data para sintonizar-se com esta energia guerreira para sua defesa e proteção. Acenda uma vela vermelha ou laranja, defume sua casa e seu carro, plante em um vaso de barro as plantas mais indicadas para defender sua casa ou local de trabalho, como espada e lança de Ogum, comigo-ninguém-pode, arruda, guiné, pimenta e pinhão roxo.
Celebração egípcia de Neith, antiga Deusa do Céu, protetora das comunidades tribais, dos trabalhos manuais e dos artefatos de guerra. Um de seus nomes era Tehenut, significando “aquela que veio da Líbia” e o outro Mehueret, “a vaca celeste”. Esta Deusa tinha inúmeras atribuições, uma delas sendo a regência dos contratos de casamento. Nos casamentos realizados neste dia, os maridos eram obrigados a obedecer suas mulheres. Neith era representada com asas, chifres de vaca, uma coroa vermelha e um escudo. Seu totem era feito com 2 flechas cruzadas, presas com uma pele de vaca.
Nos países nórdicos era comemorada a Deusa Sif, esposa do Deus Thor, cujos longos cabelos dourados simbolizavam as espigas maduras de trigo. Nas noites de verão, quando ela e seu amado fazem amor, os raios que caem nos campos de trigo apressam e aumentam a produção das colheitas. Na Islândia, as pessoas festejavam a proximidade do verão com muitas festas e trocas de presentes que simbolizam o Sol e a fartura.
Vinália, antigo festival romano do vinho dedicado ao Deus Júpiter e à Deusa Vênus.
Fontes:
Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 23 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/1799043723523578/ Acesso em: 23/04/2023.
FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.131-132. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.
Comentários
Postar um comentário