25 de abril



Festa africana da Deusa da agricultura Tji Wara. Para garantir a abundância das colheitas, os camponeses invocavam sua bênção no ato do plantio e reverenciavam-na no momento da colheita, oferecendo-lhe os primeiros frutos e espigas de milho e às vezes, sacrificando algum animal, para depois salpicar seu sangue sobre a terra.


Na Estônia, se comemorava Ma-Emma, a Mãe Terra, com oferendas de leite, manteiga, lã e trigo, colocadas ao pé de árvores velhas ou sobre lajes de pedra. As mulheres saiam em procissão, levando as oferendas e recitando esta oração: “Mãe, você me deu, agora eu lhe dou. Aceite de mim o que eu recebi de você”.



Antigamente, em Roma, celebrava-se, neste dia, Robigália, o festival do Deus dos grãos Robigo, invocando sua proteção para proteger as plantações de milho contra pragas, ervas daninhas e aves invasoras.



Na Inglaterra, festeja-se o Dia do Cuco. A chegada deste pássaro migratório, proveniente do sul, assinalava o início do verão. Uma antiga prática divinatória recomendava que as moças desejosas de “ver” seus futuros maridos deveriam jejuar durante o dia e preparar um bolo com cevada e trigo. Ao cair da noite, deveriam colocar o bolo na soleira da porta e esperar algum presságio nos sonhos ou a aparição de um sinal ou símbolo no bolo.



Na Suíça o festival da primavera Sechslauten celebrava a Deusa Lada, que afastava os resquícios do inverno quando sacudia a sua saia e espalhava pela terra sementes e flores. Sinos eram tocados nos vilarejos suíços para proclamar a saída do inverno e expurgar doenças e azares. Você também pode usar este costume tocando um sino pela sua casa, abrindo janelas e portas, passando depois um incenso de flores e aspergindo uma essência floral. Oferte depois um vaso com flores para Lada e peça-lhe para alegrar a sua casa.


Fontes:


Cultura Pagã. Calendário Politeísta: 25 de abril. Disponível em: https://www.facebook.com/CulturaPagan/photos/a.319313584829940/4114017132026214/ Acesso em: 25/04/2023.


FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para a Deusa. p.133-134. 2.ed. São Paulo: Alfabeto, 2016.


Grimório Aberto. Celebração do dia 25 de abril. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CrdTHSzAG9_/ Acesso em: 25/04/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Maeve:

Quem Foi Dion Fortune?